2º Ano

Câmara Escura


Colocando-se um corpo luminoso, ou iluminado, diante de um orifício de uma caixa de paredes opacas, verifica-se que sobre a parede oposta à do orifício se forma a imagem invertida do corpo .
Relação trigonométrica

o/p = i/p'
o = tamanho do objeto
i = tamanho da imagem
p = distância do objeto à câmara
p' = distância da imagem à câmara

Exercícios - copiar as questões no caderno e apresentar os resultados na próxima aula de Física - 2ºD e 2ºE: 18/09 - SEM FALTA

1-     Uma pessoa de 1,80 m de altura encontra-se a 2,4 m do orifício de uma câmara escura de 0,2 m de comprimento. Qual a altura da imagem formada?
2-     Um objeto luminoso AB, de 5 cm de altura, está a 20 cm de distância de uma câmara escura de profundidade 10 cm. Calcule a altura da imagem formada.
3-     Um objeto linear está situado a 20 cm de uma câmara escura de orifício, de comprimento 30 cm. Sabendo que a altura da imagem projetada é de 6 cm, determine a altura do objeto.
4-      Uma câmara escura de orifício apresenta comprimento de 40 cm. De um poste de altura 5 m obteve-se, no anteparo, uma imagem de altura 25 cm. Determine a distância do poste até a câmara
5-     Qual a altura da imagem de uma arvore de 5 m de altura colocado a 20 m de distância de uma câmara escura cujo comprimento é 0,3 m?

***
Trabalho de LIBRAS


2ºC - Música do lado de cá (refrão)


2ºC - apresentação


2ºE - Poema de Vinícius de Moraes - As borboletas


2ºD  - Poema de Vinicius de Moraes

2ºD - Saudações

2ºD - Apresentação pessoal

***
Surdos-mudos?

Surdezprejuízo auditivo ou perda auditiva é uma inabilidade total ou parcial de ouvir . É causada por diferentes fatores, como idade, ruídos, doenças, intoxicações, traumas físicos, etc. Há um diagnóstico para determinar a severidade do prejuízo auditivo, medida em decibéis, e categorizada em suave, moderada, moderadamente severa ou profunda.

É comum ouvirmos falar que uma pessoa surda é muda. Isso é real e verdadeiro?

Visite os sites abaixo e expresse sua opinião no blog.






***
Como funcionam motores - por 2ºC


Seguem algumas apresentações dos trabalhos realizados pelo 2ºC:



***
Moto perpétuo

Leiam a reportagem no link, vejm os vídeos e comentem qual a sua opinião: é possível existir o moto perpétuo?!

***
Escalas Termométricas e exercícios

Para que seja possível medir a temperatura de um corpo, foi desenvolvido um aparelho chamado termômetro.
O termômetro mais comum é o de mercúrio, que consiste em um vidro graduado com um bulbo de paredes finas que é ligado a um tubo muito fino, chamado tubo capilar.
Quando a temperatura do termômetro aumenta, as moléculas de mercúrio aumentam sua agitação fazendo com que este se dilate, preenchendo o tubo capilar. Para cada altura atingida pelo mercúrio está associada uma temperatura.
A escala de cada termômetro corresponde a este valor de altura atingida.


Vejam também esse vídeo bastante interssante sobre termologia:

 

Queridos alunos do 2º ano, seguem as questões que vocês devem responder no caderno e trazer na próxima aula para correção;
Bj no coração,
Professora Juliana

1- Qual a parte da Física que estuda os fenômenos ligados ao calor?
2- A energia pode ser transferida de um corpo para outro? Dê exemplo
3- Comente esta afirmação: "Todo corpo quente irradia calor"
4- O que é calor?
5- O que é temperatura?
6- O que é equilibrio térmico?
7- Cite três mudanças físicas causadas pela perda ou absorção de calor.
8- Quais são as principais escalas termométricas?
9- Faça a conversão para a escala Celcius de:
a) 270K

b)  97ºF

***

Diferença de calor e temperatura
Apesar de usarmos cotidianamente o termo calor para falar sobre a temperatura ("Puxa, hoje está calor!", por exemplo), calor é diferente de temperatura.
Calor é uma energia. É a energia do movimento das partículas existentes num corpo. Todo corpo tem energia e, por isso, irradia calor.
Temperatura não é energia e, sim, uma medida da energia dos movimentos das partículas de um corpo. Ou seja, é a medida do calor.
Equilibrio térmico é quando dois corpos estão com a mesma temperatura e, por isso, não ocorre mais transferência de calor do corpo mais quente para o mais frio.

Pensem bem nesse assunto, pois falaremos dele todo nosso primeiro semestre, hein?

Um abraço,

Professora Juliana 

***

 Bem vindos!!

Olá meus queridos!
Estou extremamente feliz por estar com vocês mais esse ano, podendo trocar experiências, ensinar e aprender juntos!
Nesse primeiro bimestre vamos falar sobre o Calor:
- Calor, temperatura e fontes
- Trocas de calor e propriedades térmicas da matéria
- Aquecimento e clima
Para aprender sobre esse conteúdo, além de utilizar o “Caderninho do Aluno”, utilizaremos um livro didático, que você receberá do inicio do ano letivo e devolverá no final do mesmo. Você deve cuidar bem dele, pois, no próximo ano, outros colegas utilizarão.
LIVRO: Física em Contextos  - Volume 2 (Calor, Energia e Ondas)
Mauricio Pietrocola e colaboradores
Editora FTD

Vamos que vamos, meus amores!

Boa sorte e contem comigo sempre!

121 comentários:

  1. patricia n°23 2°C
    oi prof eu gostei muito de saber que temperatura e calor não são as mesmas coisas como eu pensava ser. agora eu pude ver que o calor é a força que as pariculas se movem enquanto a temperatura é a medição desse movimento(calor)

    ResponderExcluir
  2. nossa quando eu era criança estava aprendendo fisica e nem sabia,gostei de ver ficou bem claro a diferença da temperatura e do calor tanto no video quanto na explicação escrita gostei de ver

    ResponderExcluir
  3. Calor, nem imaginava que calor era o movimento das moléculas do corpo, mais emfim nunca se é tarde para aprender

    ResponderExcluir
  4. È legal aprender física,descobrimos coisas interessantes!
    Joyce da Silva N°16 2°C.

    ResponderExcluir
  5. eu particularmente não sabia que a temperatura não é uma energia e sim a medida do calor.
    muito interessante isso,pois eu sei que é muito importante isso.ah e... isso vai cair na prova? ;) bjss
    Leandro castillo nº12 2ªD

    ResponderExcluir
  6. eu intencionalmente achei que o anúncio que estava no texto foi interessante.E não sabia que a temperatura não é uma energia, mas agora eu sei e compreendo que a temperatura é a medida do movimento das particulas do corpo e que a explicação foi mais eficaz. BJSSSS
    Roger Augusto N°22 2°D

    ResponderExcluir
  7. Danielly Gomes Nº:09 2ºC5 de março de 2013 às 13:11

    Legal ter estudado sobre temperatura, porque a maioria não sabia a diferença de temperatura e calor, apesar de pensarmos que é um assunto fácil.

    ResponderExcluir
  8. Steffany Alves n°24 2°D9 de março de 2013 às 16:01

    Lega saber, porque parecia tudo a mesma coisa, calor e temperatura.

    ResponderExcluir
  9. Esse assunto desperta maior interesse pois quase ninguém sabia sobre essas diferencias que de certo modo falamos, usamos no nossos dia-a-dia, o vídeo ajudou bastante ah entender rs.
    Taiane Almeida n°27 - 2°C

    ResponderExcluir
  10. Bem interessante essa diferença entre calor e temperatura. Agora eu sei que calor é a energia do movimento das particulas de um corpo, e a temperatura não energia e sim, uma medida do caloR. :)
    Lucas Proetti N°15-2°D

    ResponderExcluir
  11. é bem interessante a diferença entre calor e temperatura essa materia é bem façil : )

    Luana Moura N°22 2°A

    ResponderExcluir
  12. Guilherme nº12 2ºC
    Muito interessante a diferença entre calor e temperatura.Na verdade eu já imaginava que fosse algo assim.

    ResponderExcluir
  13. Gostei.de aprender q calor e temperatura nao sao as mesmas coisas a gente.sempre acaba confundindo mais depois.dessas aulas nao esqueceremos mais rsrsrsrs
    mateus soul 2E 33

    ResponderExcluir
  14. aprendi que calor e temperatura não são a mesmas coisas esse video foi bom que eu entendi mas sobre isso. Yan n° 31 2°D

    ResponderExcluir
  15. achei bem legal, é interessante, pois não sabia que calor era diferente de temperatura! - Nadyne Manuella N°21 2°D

    ResponderExcluir
  16. Achei bem interessante a matéria desse bimestre,pode aprender e colocar em prática como saber a temperatura de cada lugar ultilizando as formulas kelvin,celsius,fahrenhenit...
    gostei muito de trabalhar em grupo no trabalho sobre as ong's eas empresas...e saber um pouco mais sobre a dilatação de certos matériais!
    -Iamara Pereira da silva n°32 Série:2°E

    ResponderExcluir
  17. Gostei muito por que finalmente aprendi a diferença entre calor e temperatura
    Jully nº17 2ºE

    ResponderExcluir
  18. achei bem legal as aulas ,e a matéria deste bimestre .. não sabia que a temperatura não é uma energia e sim a medida do calor ,agora sei a diferença .
    Larissa Lino , n°20 2°E

    ResponderExcluir
  19. gostei da matéria , e achei as aulas praticas de se entender , foi facil !
    Carolina Lima nº37 2ºA

    ResponderExcluir
  20. Noooossa professora, quando a senhora tava explicando eu tava lembrado desse episodio de cavaleiros do zodiaco kkkkkkkk
    Wesley Oliveira Nº31 2ºE

    ResponderExcluir
  21. Bem legal o blog, achei essa matéria interessante, assisti o vídeo e achei manero, além deles pegar um desenho fez com que entendemos como que funciona a termologia.
    Caike Nº06, 2ºC.

    ResponderExcluir
  22. Kelly Cristina Nº 18 2ºE
    - eu achei legal essa matéria, que agora nos faz saber a diferença entre o calor e a temperatura, mais achei mais legal essa materia de converter F e K em ºCelcius, faz que podemos ter uma noção de como ta a temperatura em outro país e se imaginar em um ambiente com tanto calor ou com tanto friu.

    ResponderExcluir
  23. As Aulas esse Bimestre foram Bem Produtivas,espero poder melhorar minha nota nesse 2°Bimestre,se bem que eu gostei e aprendi bastante nesse 1°Bimestre !
    Beijos Prof >.<

    Clécia n°06 2°A

    ResponderExcluir
  24. oi prof eu aprendi a diferencia entre calor e temperatura. Agora eu sei que calor é a energia do movimento das particulas de um corpo, e a temperatura não energia e sim, uma medida do calor

    maikon n°17 2°2D

    ResponderExcluir
  25. Pra mim, calor e temperatura eram a mesma coisa. Mas graças a sua existência, aprendi teoricamente o significado delas e, como ambos estão presentes em nosso cotidiano. Esse bimestre foi muito legal. Ah!!! Vou continuar levando brigadeiro pra sua aula, ok?!
    Tatiane Souza Nº28 2ºC

    ResponderExcluir
  26. eu achei interessante essa matéria, para sabermos diferenciar o calor e a temperatura, acho que agora fico menos confuso, achei legal tambem em saber que podemos passar o calor de um corpo para o outro apenas tocando no objeto, etc.

    Camila Freitas Nº07 2ºE

    ResponderExcluir
  27. Ah... interessante o assunto desse bimestre, afinal, como muitos, não sabia que havia uma certa diferença entre calor e temperatura; gostei também de saber como converter as medidas. Espero que o resto do ano seja nessa mesma linha, sabe... até agora tá legal a matéria

    Número 25, 2ºC

    ResponderExcluir
  28. Apesar de eu achar que fui mal nessa ultima prova, eu gostei bastante de estudar sobre calor e temperatura. Matéria bem legal, descobrir a diferença entre um e outro e conhecer outras unidades de medida da temperatura e como as converter em graus Celsius foi bem interessante.

    Erick Rodrigo 33, 2ºC

    ResponderExcluir
  29. Gostei de ter estudado este assunto de temperatura e calor neste bimestre , porque apesar de parecer ser a mesma coisa, a maioria não sabia a diferença . Achei interessante , pois pra mim era tudo a mesma coisa , é sempre bom aprender coisas novas rs'
    Agora posso colocar em prática oque aprendi para poder saber a temperatura de um determinado lugar , usando as formulas ; kelvin,celsius,fahrenhenit .Também achei legal saber como ocorre a dilatação de certos matériais..

    Thais Silva N°28 2°E

    ResponderExcluir
  30. gostei mt do conteúdo do bimestre, mt divertido e interessante o debate do trabalho aprendi muita coisa sobre temperatura, calor, dilatação, contração. Laís Silva n°19 2°E

    ResponderExcluir
  31. Muito bom o conteúdo, principalmente por ser algo em que muitas vezes não sabemos diferenciar: calor e temperatura(as medidas de temperatura, dilatação e contração, etc). Entre tudo, o melhor é aprender de uma forma dinâmica, interativa e de fácil compreensão coletiva ;)).
    'Giselli Izabel nº35 2ºE

    ResponderExcluir
  32. Prof , achei bem chamativo essa explicação sobre a temperatura , dilatação , calor entre outros , mais o que mais me interessou foi debate , que foi super 10 , cada um se defendendo do seu modo , a sala toda participando . . adorei .
    Francislayne nº 13 2ºE .

    ResponderExcluir
  33. Professora, gostei muito dessa matéria de calor, temperatura, dilatação. Sempre achei que calor e temperatura fossem a mesma coisa, mais aprendi que são bem diferentes. Gostei muito também de saber sobre a dilatação, porque os trilhos de trem são daquele jeito e porque existe uma espécie de barriga nos fios, não fazia a mínima idéia. Obrigado !
    Yan Nº36 2ºC

    ResponderExcluir
  34. Alice n°02 2°C
    Achei gostei muito da matéria até agora, nem imaginava que calor e temperatura tinha alguma diferença, e de converter Celsius para Fahrenheit ou Kelvin também é interessante , e o que e mais gostei foi da dilatação.Que no frio as coisas ficam "menores" e no calor ficam "maiores" não sabia mesmo que isso acontecia.
    A matéria ta fácil até agora, espero que seja assim até o resto do ano !!!

    ResponderExcluir
  35. mt interessante a matéria prof , espero q prepare algo beim legal pro próximo bimestre :)
    Lucas Souza N°32 2°C

    ResponderExcluir
  36. Oi professora, adorei saber sobre as diferenças entre Calor e Temperatura, sobre dilatação, você tirou todas minhas duvidas, esse bimestre foi bem legal
    Stephanie 2°C N° 26

    ResponderExcluir
  37. Oi Professora,achei muito interessante saber sobre as diferenças entre calor e temperatura,este vídeo acabou ajudando a tirar bastante dúvida. 2°E n°16

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nuss sua puxa saco kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
  38. muito bom prof adoro seu blog vejo todo dia ^^ kkk so que não , mais achei bem interessante esse vídeo""Eduardo 2°e N°11 kkkkkkkkkkkk "" o aluno mais gostoso da sala o mais lindo"" EU

    ResponderExcluir
  39. oi prof, gostei de saber sobre energia e calor e temperatura e acho que aprendi alguma coisa :)
    igor 2°E N°15

    ResponderExcluir
  40. Muito maneiro saber que o nosso corpo dá energia pro ambiente, e que aquela ''historinha'' de que se ficar perto do fogo mija na cama é verdade, maneiro (:
    Gabriela Rodrigues N°11 2°C

    ResponderExcluir
  41. oi prof, muito interessante a diferença entre calor e temperatura, gostei de saber. bjs :)
    Karoline N°20 2°A

    ResponderExcluir
  42. Eu achei legal essa matéria, que agora nos faz saber a diferença entre o calor e a temperatura, nem sabia que calor era o movimento das moléculas do corp. LEGAL :)
    Victor da silva N°31 2°A

    ResponderExcluir
  43. Professora, adorei saber sobre as diferenças entre Calor e Temperatura, sobre dilatação, estou sem dúvidas.

    Daniele Silva , 2°C , nº08

    ResponderExcluir
  44. Muito interessante essa matéria, pois não sabia que há uma diferença de calor e temperatura, pois o calor vem da energia da pessoa ou seja da agitação das moléculas, e a temperatura é a medida do calor.
    Lucas Proetti N°15 2°D

    ResponderExcluir
  45. Não sei bem se o modo perpétuo existe, pois é muita energia para surgir do nada. Porém, se isso realmente fosse verdade seria uma inovação na tecnologia reduziria muito o impacto causado por essa fontes não renováveis que são utilizadas para gerar essa energia, imagine se o modo perpétuo fosse utilizado em todo mundo pode se dizer que quase 90% dos problemas ambientais por conta da produção de energia estariam resolvidos.

    Nome: Karolaine Nascimento Nº 18 2ªC

    ResponderExcluir
  46. Não estou acreditando muito na idéia de modo perpétuo , mas acredito que seria a solução de muitos problemas ,como ambientais ,econômicos e etc . Mas não acho que a tecnologia esteja tão avançada a ponto disto .

    Nome : Carolina Lima nº38 2ºc

    ResponderExcluir
  47. Pegamos um exemplo simples: um humano depende de outros fatores para sobreviver, pois esse é o caso de todas as máquinas em que o homem concebeu e conhecem.
    As máquinas, digamos que tem/precisam de alguma coisa para por-las em funcionamento. Algum ponto estratégico que é acoplada em cada função dos maquinários para que ela possa executar algo, como a Roda Desequilibrada que assimila a teoria do peso sobre este objeto.
    Assim, ñ há algo que funcione infinitamente, pois ao longo do tempo esse tal objeto iria com certeza se desgastar, enferrujar, apodrecer e enfim, sumir.

    Nome: Gustavo Kenji Endo Nº13 2ºC

    ResponderExcluir
  48. Com certeza há outras energias que ainda não foram descobertas pelo o homem.Se realmente fosse descoberto esse tipo de energia, isso inovaria e simplificaria tudo.

    Nome:Leandro Castillo nº12 2ºD

    ResponderExcluir
  49. eu pensava q temperatura e calor fosse a mesma coisa, mas aprendi q o calor vem da energia da pessoa ou seja da agitação das moléculas, e a temperatura é a medida do calor... gostei também q meu grupo foi o melhor da sala

    MAIKON N°17 2°D

    ResponderExcluir
  50. essa materia parecia ser complicada mas quando vc presta atenção ela se torna bem facil eu aprendi q calor e temperatura sao bem diferentes Calor e da agitação das moleculas e a temperatura e medida pelo calor gerado

    jeferson n. soares n°16 2°A

    ResponderExcluir
  51. Essa materia e bem difíci , não itendi muito bem mais se presta a tenção com um poco de estudo rs fica facil ; ))

    Calor e temperatura é bem diferente né ; )
    Calor=agitação das moleculas
    Temperatura=Medida do calor .. !

    Luana Moura N°22 2°A

    ResponderExcluir
  52. É meio que contraditório, pois seria muita energia retirada do nada, eu acho quase que impossível por isso q não acredito muito no modo perpétuo, é meio confuso kk!

    Aline Santos Cerqueira, n°03 2°C

    ResponderExcluir
  53. Agnes de Souza Morais n°01 2°C16 de junho de 2013 às 16:23

    é Impossível haver movimento sem qualquer tipo de energia (na minha opinião)creio que é uma propaganda enganosa esse modo perpétuo!!

    ResponderExcluir
  54. adorei estudar as diferenças entre Calor e Temperatura, sobre dilatação, estou sem dúvidass rs beijoss amanda moura, 2A n°01

    ResponderExcluir
  55. gostei muito prof e espero que esse blog não seja apenas entre nós alunos mais sim para que segue publicada na internet pq contém muitos conteúdos bacanas e legais de se ler :D

    Ricki Wild n24 2c

    ResponderExcluir
  56. Prof ° Julia
    Gostei muito do Blog , Pois tenho ver os conteúdos da matéria , E aprender Mais sobre a Física , esta no nosso cotidiano . A física não apenas é apenas Calculos e Matematica ela engloma tudo .

    Raiane Bezerra de Oliveira 34 2A

    ResponderExcluir
  57. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  58. Muito bom aprender q tudo Muito bom saber q tudo dilata,e saber a diferenças entre calor e temperatura BJS PRF: N°11 2°A
    Fica Bem VIU ! BEIJOOS

    ResponderExcluir
  59. hoo prof. ja tava esquecendo de comentar aqui,eu nao aprendi tanta coisa nesse bimestre,mais agradeço pelo o que voce ensinou.brigado - n°15 2°E

    ResponderExcluir
  60. não sei se é pra comentar aqui, mas tá valendo né? heheh
    bem, bimestre passado eu aprendi a matéria inteirinha, se bem que eu já esqueci as fórmulas :/ esse bimestre eu me esforcei e o pouco que eu aprendi foi suficiente pra me acrescentar algo. fim
    25 - 2ºC

    ResponderExcluir
  61. adoro suas aulas professora, mas quase me esqueço de comentar aqui rs bem... gostei muito do tema desse bimestre, que envolve tipos diferentes de energia, e que sem elas, não seriamos nada. Física é vida <3

    ResponderExcluir
  62. sou um tanto tímido, mas por sorte tenho amigos extrovertidos que fizeram as minhas perguntas pra voce prof. além de aprender sobre calor e temperatura, aprendi também sobre máquinas térmicas, seu uso e importância para o ser humano

    ResponderExcluir
  63. Acho que esse modo perpétuo não é possível, pois não existe movimento sem energia.
    Bianca Pardin 34 2°C

    ResponderExcluir
  64. Esse bimestre foi meio corrido, quase não deu pra aprender nada. Mas o que entrou na mende já foi valido, devido o esforço coletivo da sala. Foi bem interessante esse assusto de calor, temperatura. Tudo que eu pensava não passava de 'balelas', nada era fisicamente correto.

    Tatiane Souza Nº28 2ºC

    ResponderExcluir
  65. Steffany Alves n°24 2°D20 de junho de 2013 às 14:48

    Apesar do bimestre ser muito corrido, eu gostei de falar sobre calor, temperatura e as outras coisas que eu ja esqueci rsrs

    ResponderExcluir
  66. Não, isso ñ quer dizer que a pessoa é praticamente muda. Porém há um caso em que sem a audição vc ñ consegue ouvir as mensagens das pessoas que estão interagindo com vc nem mesmo ouvir a sua fala.
    Então talvez essas pessoas preferem/necessitam aprender as línguas de sinais para obter essa...vamos dizer...a ´´independência auditiva``, também para a melhor compreensão e facilidade quando se comunica com alguem.

    Gustavo Kenji Endo Nº13 2ºC

    ResponderExcluir
  67. como a senhora explicou a pessoa não é muda, mas quando ela fica surda é como se tivesse cortado a ligação, ela não consegue transmitir o que ela quer falar mas ela ainda possui essa habilidade porém não consegue se comunicar com a fala, mas isso não quer dizer que ela seja muda.

    Karolaine da Silva Nascimento Nº18 2ªC

    ResponderExcluir
  68. Sem audição ñ dá pra se auto-aprendizar nas línguas da fala nem mesmo captar o q as outras pessoas falam. Então é necessário que o indivíduo se instrua nas línguas de sinais para a melhor compreensão e mais facilidade na comunicação coletiva.

    Ricki Wild Nº24 2ºC

    ResponderExcluir
  69. Deveria ser de grande interesse da população aprender libras,pois se todos soubessem ficaria tudo mais fácil.

    OBS: para o Brasil que nem mesmo aprende o inglês,quem dirá libras

    Leandro Castillo Nº 12 2ºD

    ResponderExcluir
  70. Guilherme Nº12 2C
    Libra é muito interessante meu colega tem tios mudos e me contou que na casa a campainha é por sistema de luz e não som, espero que as apresentações dos trabalhos sejam bem divertidas.

    ResponderExcluir
  71. oi professora, eu achei muito interessante esse tema, me esclareceu algumas duvidas que eu tinha.
    Vitória nº 29; 2ºC.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vitória,
      Esse assunto é muito interessante mesmo, acontece que quero saber sua posição sobre o tema: vc acha que os surdos tbm são mudos?

      Excluir
    2. o que eu me lembro é que você disse que a pessoa que ja nasce surda não tem a oportunidade de escutar as linguagens e por isso ela não fala, mas mesmo assim elas se comunicam através das libras.
      Vitória nº 29; 2ºC.

      Excluir
  72. eu gostei muito do tema entre varias coisas eu pude entender nem toda a pessoa surda tem que ser muda pois muitas vezes o que acontece e que a pessoa não teve a oportunidade de escutar e se comunicar com as pessoas.
    Patricia n°23 2°C

    ResponderExcluir
  73. Eu que é muito agoniante ver uma pessoa querer falar, e não conseguir!. Ou vc falar.. e ela não fazer nada por que não te ouve, é triste.. mas eu vo aprender um pouco mas na sala de aula.

    VICTOR DA SILVA CAMPOS N°31 2°A

    ResponderExcluir
  74. Oi prof, Mt interessante esse tema surdez... gostei de saber q as pessoas surdas tem varios modos para se comunicarem mtbom
    Geovane Minerim N°11 2° A

    ResponderExcluir
  75. oii o tema surdez vai ser bem complicado principalmente para fazer os trabalhos mais é um bom tema

    MAIKON OLIVEIRA N°17 2ºD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótimo, Maycon, mas qual é a sua opinião sobre o tema? Os surdos podem ser considerados mudos?

      Excluir
  76. Profs, muito legal aprender de novo sobre a surdez kkkkk, pois os mudos tbm são pessoas q existem e assim é bom aprender um pouco de libras, porque os que são mudos não sentirão excluídos da nossa sociedade

    Felipe Almeida
    nº05 2ªD

    ResponderExcluir
  77. Bem eu particularmente amo os surdos e mudos ! Amo o jeito que eles se comunica , o sorriso deles sincero, comecei a fazer libras mas não terminei é uma máximo.. Mas pena que todos não pensam assim, nem todos que são surdos são mudos, mas pelo simples fato deles serem surdos , ele preferem usar mais as libras no dia a dia , .
    Gostei do tema do 3° bimestre muito legal, pq com vários temas abordados em sala de aula sobre surdez e mudos, mostra pra cada pessoa a importância e a nesceidade do respeito que eles merecem , e mostrar pra sociedade e pro povo que ser surdo não é uma doença e sim uma deficiência que merece uma atenção e um ato de caridade.. se cada um de nos percebesse o quanto era bom se comunicar ou tentar ajudar um surdo, o mundo poderia ser bem melhor , poderia existir menos preconceitos e revoltas. Pq do mesmo jeito, que agente precisa de amor, carinho , cuidado , atenção eles também precisa .. E se cada um passar a fazer isso , tenho certeza que eles vão fica mais feliz ainda , e motivar a cada um deles que a deficiência só é um obstaculo que um dia sera vencido ...
    Milena Queiroz n°38 2°ano D

    ResponderExcluir
  78. Tenho dois tios que são surdos, e pra se comunica com eles é bem díficil, mas mesmo não entendendo nada que eles dizem, eles tem um bom coração....
    Lucas Proetti N°15 2°D

    ResponderExcluir
  79. eu tenho um primo surdo, segundo o que aprendi, a pessoa surda não fala porque ela não tem uma base sonora para aprender a se comunica como nós, então automaticamente ela não consegue falar, e uma pessoa muda pode escutar sim, pois ela somente tem alguma coisa nas cordas vocais que não a deixa falar.
    gosto muito desse assunto :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É ao contrário, linda!
      Ela é surda e não pode ouvir e, portanto, não consegue aprender as palavras e seus sons, por isso não fala, mas emite sons.
      Mas pode se comunicar através de LIBRAS

      Excluir
  80. Joyce Silva 2°C N°:165 de setembro de 2013 às 16:22

    Bom, particularmente gosto muito desse tema, acho muito interessante a linguagem através de sinais.
    Nem sempre pessoas surdas são mudas, se for um surdo de nascença ele irá ser mudo pois não teve a oportunidade de ouvir e aprender sons, ele só vai poder se comunicar através da LIBRA.
    Se ficou surda depois de ser alfabetizado, provavelmente, ela conseguirá falar com perfeição.

    ResponderExcluir
  81. bom estou gostando de aprender coisas novas ,com as pessoa surda tem que ser muda pois muitas vezes o que acontece e que a pessoa não teve a oportunidade de escutar e se comunicar com as pessoas.

    caroline yoko 2E N 08

    ResponderExcluir
  82. gosto muito de aprender coisas novas, esse tema foi muito interessante para ser escolhido no trabalho, pois vai falar da comunicação dos surdos e mudos. Se formos perceber, algumas pessoas usa esse modo de comunicação, não só com os parentes e as pessoas que é surdos e mudos, e sim entre as pessoas que não tem esse problema. Por exemplo: as pessoas de escolas, comunidades, etc.
    Esse meio de comunicação ficou um pouco famoso entre essas pessoas.
    As pessoas que tem esse tipo de problema, não tem que ter vergonha, e sim cada vez mais procurar e alcançar cada vez mais seus objetivos e enfrentar vários obstáculos.
    ROGER AUGUSTO. Nº:22. 2ºD.

    ResponderExcluir
  83. gosto muito de aprender coisas novas, esse tema foi muito interessante para ser escolhido no trabalho, pois vai falar da comunicação dos surdos e mudos. Se formos perceber, algumas pessoas usa esse modo de comunicação, não só com os parentes e as pessoas que é surdos e mudos, e sim entre as pessoas que não tem esse problema. Por exemplo: as pessoas de escolas, comunidades, etc.
    Esse meio de comunicação ficou um pouco famoso entre essas pessoas.
    As pessoas que tem esse tipo de problema, não tem que ter vergonha, e sim cada vez mais procurar e alcançar cada vez mais seus objetivos e enfrentar vários obstáculos.
    ROGER AUGUSTO. Nº:22. 2ºD.

    ResponderExcluir
  84. Na minha família existem vários casos de surdez, meu tio é surdo desde quando nasceu. não conseguiu desenvolver a fala, porque não podia ouvir as palavras e reproduzir seus sons, por outro lado, tem um conhecido da família, que não nasceu com o problema, porém perdeu a audição , ele consegue falar, porque teve a experiência de ouvir os sons das palavras. Logo nem todo surdo é mudo!!

    Aline Cerqueira, nº03 2ºC

    ResponderExcluir
  85. Pois é , a surdez é algo que sempre acontece com varias pessoas geralmente, na minha família por exemplo tem várias pessoas surdez, mas alem desses fato descrevidos, oque geralmente causa a surdez na maioria dos jovens, é o fone de ouvido

    Renato Freire , Nº27 2ºA

    ResponderExcluir
  86. A Surdez poder ser herdada ou adquirida , na maioria dos jovens é causada pelo uso do fone de ouvido . A surdez pode pode ser prejudicial para as pessoas , pois prejudica a comunicação , e a linguagem dos surdos LIBRAS (língua brasileira de sinais) .

    RAIANE B. DE OLIVEIRA N°34 2° A

    ResponderExcluir
  87. Participando pela primeira vez do blog... Nem imaginava o tanto de informações que perdi a oportunidade de absorver :(
    Gostei bastante da estrutura do blog professora. Além disso de como você expõe as informações de acordo com o que vimos nas aulas.
    Meu trabalho até está aqui. É aquele vídeo super cansativo sobre refrigeração que pode colocar em prova o que já sabíamos e fazer com que soubéssemos o que até então o que não sabíamos.
    Não respondi as questões que devia, mas pude compreender o assunto :) obrigada!

    Bruna Alves da Silva - Nº05 - 2ºC.

    ResponderExcluir
  88. pensamento parece lógico: é de senso comum que aprendemos a falar ouvindo. Logo, se não ouvem, os surdos não aprendem a falar.
    Mas o termo “mudo” não surge necessariamente dessa relação. Mudo é aquele que não faz uso de seu aparelho fonador para a fala ou qualquer outra manifestação vocal. Logo , pessoas surdas podem sim produzir sonorização vocal. Ainda que se comuniquem pela Língua de Sinais e não saibam falar, apresentam vocalizações ao sinalizar e usam a voz quando estão em perigo. Além disso, podem desenvolver a linguagem oral por meio de um processo terapêutico fonoaudiológico.

    - Kelly Cristina nº 18 2ºE

    ResponderExcluir
  89. Surdez pode ser adquirida com nascença, pode vir dos fones de ouvido ou sons com o volume muito elevado, uma pessoa surda sim é muda,mais não quer dizer que ela não tem sons vocais, mais como não escuta não teve como desenvolver a fala.

    Thaynara F. Costa n°37 2°C

    ResponderExcluir
  90. Pelo que aprendi a pessoa surda não é necessariamente muda, não fala por nunca ter escutado e por isso não reproduz. E por isso usa a linguagens de libras.
    Bianca N°34 2°C

    ResponderExcluir
  91. Muitos deficientes auditivos não tem problemas com a voz mas a falta de audição dificulta a aprendizagem da fala, já que para aprender a pronunciar as palavras é preciso ouvi-las. Essas pessoas precisam da ajuda para falar e, muitas vezes, por acharem estranho não ouvirem a própria fala, preferem se comunicar com a língua de sinais. Então no meu ponto de vista, a pessoa surda não é necessariamente muda.
    Yan, Nº36 - 2ºC

    ResponderExcluir
  92. Nem todo surdo é mudo,depende do fato de que se a pessoa já nasce surda ou foi mais tarde. Pois se ''aprende'' a falar ouvindo, então se a pessoa já nascer surda ela não conseguiria aprender algo que ela nunca ouviu.
    Gabriela Rodrigues N°11 2ºC

    ResponderExcluir
  93. Aee Fessora Todo Surdo tem Sua dificuldade de fala por não conseguir escutar as Pronuncias das palavras corretamente.



    Evandro Silva Nº03 2ªD

    ResponderExcluir
  94. Os deficientes auditivos não ''consegue falar nem se comunicar'' com sua voz pelo fato de nao poder ouvi-las,porem ainda tem aqueles que atraves de livros ou ate mesmo lendo as expressões labiais conseguem analisar e entender o que as pessoas em sua volta diz e fala,tendo tambem aqueles que apenas transmitem sons,com gritos.(como é o caso dos meus vizinhos)
    E o mais impressionante é a capacidade dos filhos de deficientes auditivos consiguir se comunicar atravez de libra com os pais,e tambem com as pessoas atráves da fala :)

    Gabriela Oliveira N°31 2°C

    ResponderExcluir
  95. O fato de uma pessoa ser surda não significa que ela seja muda. A mudez é uma outra deficiência, sem conexão com a surdez. São minorias os surdos que também são mudos.

    herbert 2ºe nº14

    ResponderExcluir
  96. Achei muito legal o assunto desse bimestre, acho importante ensinar ou pelo menos explicar sobre a comunicação através de libras. Já fiz um curso básico de libras, o qual é muito interessante, e muito complicado também, mesmo com ele é muito difícil se comunicar com os surdos. Só não gostei que o tema do meu trabalho foi outro :(

    Nadyne Manuella N°21 2°D

    ResponderExcluir
  97. Surdez e mudez são deficiências distintas, porém associadas. Uma pessoa pode ser surda e não muda, afinal, alguns mudos falam (não exatamente) e mudos conseguem ouvir, só não tem a capacidade de falar. Possuir uma dessas dificuldades não os impede de se comunicar, afinal para isso existem as libras, mesmo sendo um tanto difícil de dominar, considero uma língua fascinante

    Nº25 2ºC

    ResponderExcluir
  98. Entendi que pessoas mudas nem sempre são surdas, e vice-versa. Mudos podem ouvir porque a deficiência consta nos seus ouvidos e uma pessoa surda não é exatamente muda, ela tem suas cordas vocais, mas como ela não tem a capacidade de escutar, não desenvolveu a fala. Ambos podem se comunicar através das libras.

    Stephanie Bueno nº26 2ºC

    ResponderExcluir
  99. Não que são mudas, é que eles nunca ouviram como as pessoas falam assim eles não sabem como falar.Por isso que existe a comunicação a partir de libras .
    Alice Nascimento n°02 2°C

    ResponderExcluir
  100. Intendi que acontece é que os surdos geralmente não falam por que nunca ouviram. Mas com auxílio de especialistas pode aprender a falar corretamente , a libras é uma linguagem que eles utilizam para conversar com as pessoas !

    Luana Moura N°22 2°A

    ResponderExcluir
  101. Pelo o que eu entendi, surdo é aquele que não ouve e mudo é aquele que não fala, que é portador de necessidade especial.
    Caike Almeida Nº06 2ºC

    ResponderExcluir
  102. Prof°, o tema estudado no bimestre foi muito interessante e despertou em mim a curiosidade de saber como essas pessoas que possuem certa deficiência conseguem viver num país onde não são garantidos todos os seus direitos. Como ao usar o telefone por exemplo, existe o TS (ou TDD) é um aparelho que
    permite que os mudos, surdos ou deficientes auditivos comuniquem-se pelo telefone. Ao invés de conversar normalmente, o usuário escreve usando o teclado do
    aparelho . Porém este aparelho é caro e nem todos telefones públicos possuem a função, o que acaba dificultando mais a vida de um deficiente auditivo, infelizmente. Amanda Soares n° 04 2°C

    ResponderExcluir
  103. oii prof° o tema deste bimestre foi muito interessante, é eu realmente tinha um conceito muito errado sobre os surdos, não é porque são surdos q querem dizer q também possam ser mudos, não existe uma comunicação entre surdos se não pelos códigos estou animada para apresentar o trabalho porque realmente é uma área q me interessa muito...
    janaina luiza n° 15 2°c

    ResponderExcluir
  104. É quase que uma logica por que é comum que aprendemos a falar ouvindo. Então, se não ouvimos não aprendemos a falar corretamente, isso acontece com muitos surdos. Por isso que tem a linguagem de sinais ou seja de Libras. Adorei esse assunto, nunca tinha parado pra pensar nisso.
    Taiane Almeida n°27 2°C

    ResponderExcluir
  105. Parabéns a todos que colocaram suas exposições aqui. Pude observara que vcs são, além de bons alunos, pessoas com um coração enorme.
    Grande orgulho de ser professora de vcs!

    ResponderExcluir
  106. Oi professora, gostei muito do tema desse bimestre. Acho libras fascinante! Achei interessante saber que nem todo surdo é mudo!
    Natasha 2 D n: 39

    ResponderExcluir
  107. Esse é um Tema bem complexo e que não é muito divulgado nas redes e entre as pessoas , mas é bem interessante , e pude com sua explicação ter um conhecimento mais aprofundado sobre a perda auditiva , suas causas,e suas prevenções !
    LARISSA DA SILVA , N°35 2° ANO D .

    ResponderExcluir
  108. Oi Prof *-*
    os conteúdos desse bimestre foram bastante interessantes ,principalmente as anomalias da visão ,saber os sintomas ajudam bastante quando você acha que tá com alguém problema kk os espelhos esféricos também são legais ,mesmo que os côncavos sejam um pouco complicados .

    Carolina Lima nº38 2ºc

    ResponderExcluir
  109. Oi Professora linda *-*
    A matéria do nosso ultimo bimestre foi de muito bom aproveito para nossas vidas, em especial as anomalias da visão, que nos deu uma melhor explicação sobre os problemas que temos nos olhos, e que prejudicam nossa visão.
    Saber um pouco mais sobre os espelhos também foi muito interessante, já que convivemos com espelhos diariamente.
    Juliana, nº 17, 2º C
    Beijos <3

    ResponderExcluir
  110. Pra mim esse bimestre não rendeu muito, como você teve que se afastar um pouco da escola, não tivemos muitas aulas, porém ainda assim consegui aprender algumas coisas, principalmente sobre os problemas que podemos ter na nossa visão.

    Danielly Nº 09 2ºC

    ResponderExcluir
  111. Esse bimestre foi meio complicado por conta das aulas, que foram poucas, mas mesmo assim aprendi coisas diferentes, relacionadas há visão, e aos espelhos. O conteúdo desse bimestre foi bem interessante!
    Taynara, n°26 - 2° E

    ResponderExcluir
  112. Tivemos poucas aulas, mas as poucas foram interessantes. Tirei minhas dúvidas sobre coisas relacionadas há visão, e sobre espelhos ou coisas do tipo. Você é linda, e eu amo física s2
    Andréia, n° 02 - 2°E

    ResponderExcluir
  113. Faltei nas aulas que a sala aprendeu sobre a visão e aquelas coisas do olho, foi uma pena porque parecia ser muito interessante. Na minha opinião a matéria mais interessante de que falamos foi Libras, achei bem legal aprender alguns sinais. Apesar de sempre ter poucas aulas de física, consegui aprender os temas dados eu acho rs.
    Thais nº 27 - 2ºE

    ResponderExcluir