3º Ano

Chernobyl: o maior acidente nuclear da história


***
Discussão do 4º Bimestre: Física Nuclear é avanço ou retrocesso?


A Física Nuclear tem sido muito estudada e pesquisada nos últimos anos, mas também muito criticada. Diante de seus conhecimentos sobre o assunto, qual é a sua opinião?

Lembre-se que você deve argumentar com os conhecimentos físicos para garantir seu último ponto de participação em Física no Ensino Médio.

Boa discussão!

Professora Juliana
***
Maquetes de energias alternativas


3ºA - aquecedor solar com garrafas pet

3ºA - Lâmpadas em séria para verificação do bom funcionamento dos equipamentos

3ºA - gerador eólico

***
Bóson de Higgs: partícula de Deus?

Em 2012, houve grande comentário sobre o que seria o Bóson de Higgs e, principalmente, se ele seria a partícula de Deus. 
Acesse os links, aprenda mais sobre o assunto e deixe sua opinião: o que Deus tem haver com Bóson de Higgs?



***
A energia em nossa vida

Nesse segundo bimestre, nosso trabalho é sobre energia elétrica. O que vocês fazem no seu dida a dia para economizar energia? Comente!

***
Auroras

Uma das coisas mais lindas que temos em nossa natureza!!!
***
Eletrostática

Ramo da eletricidade que estuda cargas elétricas em repouso e seus efeitos.
                       Assista um vídeo explicativo, clicando AQUI


Eletrodinâmica

Ramo da eletricidade que trata das cargas elétricas em movimento.

Condutividade é a propriedade da matéria de permitir que as cargas elétricas fluam em seu interior.
Bons condutores são materiais que permitem que os elétrons se desloquem com facilidade, como os metis, corpo humano, solo e o ar úmido.
Maus condutores são aqueles que não permitem a passagem dos elétrons, como a borracha, plástico, isopor, vidro, cerâmica, seda, mica, cortiça. São conhecidos como isolantes e são importantes porque impedem a ocorrência de curto-circuitos.
Semicondutores é o material que permite apenas alguma movimentação dos elétrons. Neles, a condutividade pode ser manipulada, variando-se artificialmente a composição do material, conforme queira ou não, a passagem das cargas elétricas. São a base da indústria microeletrônica. Um exemplo é o silício.


***
Exercícios 1º Lei de Ohm

Queridos alunos,
Os exercícios relacionados a 1º Lei de Ohm eu vou colocar no grupo do Facebook "Alunos da Professora July", mas podem ler nesse link um pouco mais sobre a vida de Georg Ohm:


***
Material para próxima aula - experiência



Queridos alunos,

Para a próxima aula, além de lerem as páginas 66 a 69 do livro,  tragam o material abaixo (por grupo), para fazermos uma experiência muito bacana.

- 3 lâmpadas de 3 V (para lanternas) com soquetes ou 3 leds ou lampadinhas de pisca-pisca
- 2 pilhas comuns AA
- fios tipo cabinho
- alicate
- fita crepe

Esses materiais podem ser encontrados na seguinte loja:

Eletrotel
Rua José Pelosini, 40 loja 32
Conjunto Anchieta - Centro - SBCampo
tel.: 4123-9699

Abraços,
Professora Juliana

***
Especificações dos aparelhos
Tensão elétrica ou voltagem: É a diferença entre a quantidade de carga elétrica de um ponto a outro em um circuito. Os aparelhos elétricos que são ligados na tomada ou à rede elétrica da residência trazem escrito os valores de 110V ou 220V. Alguns aparelhos como os rádios, por exemplo, permitem que se ajuste o aparelho à tensão da rede elétrica da residência da cidade onde você mora e que pode ser 110V ou 220V.
No caso de um desses aparelhos ser ligado numa tensão maior que a especificada pelo fabricante, ele queima quase que imediatamente. Se ele for ligado a uma tensão menor que a especificada, ou o aparelho não funciona ou funciona precariamente.
A tensão é medida em volts (V).

Potência: A potência é a grandeza elétrica que indica o consumo de energia elétrica do aparelho em cada unidade de tempo de seu funcionamento. Por exemplo, se uma lâmpada tem potência de 100 watt, significa que em cada segundo de funcionamento ela consome 100 joules de energia elétrica.
A potência é medida em watts (w).

Corrente elétrica: A corrente elétrica é uma grandeza cujo valor depende da potência do aparelho e também da tensão em que ele é colocado para funcionar. Por exemplo, uma lâmpada de 100 watt feita para funcionar na tensão de 110 volts, quando ligada requer maior corrente elétrica que uma de potência de 60 watt e de mesma tensão. É por essa razão que a lâmpada de 100 watt apresenta luminosidade maior que a de 60 watt.
Existem dois tipos de corrente elétrica: a corrente contínua que é fornecida por pilhas e baterias e a corrente alternada que é aquela fornecida pelas usinas para as casas, indústrias, etc.
A corrente é medid em ampère (A).

Frequência: Embora a frequência seja uma grandeza que comparece na maioria dos aparelhos elétricos nos valores 50/60 e na unidade hertz (Hz) ela não é usada somente na eletricidade. Nesse caso, ela se refere a uma característica da corrente elétrica alternada obtida com as usinas geradoras de eletricidade. No Brasil, a frequência da corrente alternada é de 60 hertz, ou seja, 60 ciclos por segundo. Há países como Portugal e o Paraguai onde a frequencia é de 50 hertz.


Alunos queridos, não deixem de ler e prestar muita atenção.
Até a próxima aula!!!

Professora Juliana

*** 
Bem vindos!!

Olá meus queridos!
Ê gente bonita!!! Terceiro ano, hein?
Esse ano vcs terão que correr atrás de muitas coisas, não dá tempo de brincar, certo? Temos vestibulares, ENEM, SARESP...
Mas vamos falar de Física?
Nesse primeiro bimestre vamos falar sobre Equipamentos elétricos:
- Circuitos elétricos
- Campos e forças magnéticas

Para aprender sobre esse conteúdo, além de utilizar o “Caderninho do Aluno”, utilizaremos um livro didático, que você receberá do inicio do ano letivo e devolverá no final do mesmo. Você deve cuidar bem dele, pois, no próximo ano, outros colegas utilizarão.
LIVRO: Física em Contextos  - Volume 3 (Eletricidade e Física Moderna)
Mauricio Pietrocola e colaboradores
Editora FTD

Vamos que vamos, meus amores!

Boa sorte e contem comigo sempre!

98 comentários:

  1. aee ja copieei e eeu nun sei a onde tenhu que comentaar aki pa contar a participação q vc comentoou '-'

    ResponderExcluir
  2. vamo fazer mais experiências com luizinhas vamooos? hehehe

    Guilherme Lemos Nº16 3ºB

    ResponderExcluir
  3. Boa Noite professora Jully!! Eu acabei de ver o video sobre o meteóro e achei muito interessante, pois é muito bom sabermos o que acontece no nosso planeta, isso também é importante na sua matéria, então quando a senhora ver mais alguma coisa interessante peço q a senhora passe para a gente também pois isso é muito importante... :D

    Joicy S. Oliveira N°25 Série: 3°A

    ResponderExcluir
  4. prof quero mais experiencias como a da luizinha ah voce é Lindaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
    Thainá de camargo n:33 3:B

    ResponderExcluir
  5. Adoreiii a Materia do 1 Bimestre ,principalmente a Entrevista Foi onde pude tirar minhas duvidas e ver realmente o motivo da pessoa em ter escolhido a profissão que exerce hoje .

    Queria te dar os PARABÉNS professora cada dia que passa você se aprimora em seu trabalho e nos ajuda a tomar gosto pelos estudos

    Obrigado Por dedicar seu tempo aos Alunos do Santa Olimpia

    Bjinhos :* Ana Carolina Gomes L :04 Serie: 3: B

    ResponderExcluir
  6. Foi legal o 1°Bimestre, principalmente vendo o retardado do Guilherme mexendo com as lampadas. kkk
    Deu pra aprender muita coisa, kkk tanto que voce viu minhas notas kkkk

    Renan Vieira N:31 3°B

    ResponderExcluir
  7. Prof gostei muito desse primeiro bimestre e espero que os outros seja que nem esse mais sim com muitas coisas novas..bjss
    Thais O. Pereira Nº35 3ºB

    ResponderExcluir
  8. Prof gostei muito dessa matéria sobre eletricidade, as aulas foram bem dinâmicas. Espero que as aulas dos bimestres seguintes sejam como foram as do 1°bimestre.

    Amanda Martins, n°03 - 3°B

    ResponderExcluir
  9. Prof gostei muito da matéria sobre a eletricidade, pois aprendi a tomar mais cuidado e obtive o conhecimento sobre a eletricidade.

    Fabio Fabrinni
    Nº18
    3ºA

    ResponderExcluir
  10. Prof não sei vai valer ainda o comentário mas ae vai.Gostei muito da vídeo aula, ajudou muito em algumas dúvidas que tive nas aulas que faltei e também foi bem útil na minha especialização de pedreiro
    Alef Leal
    Nº02
    3ºB

    ResponderExcluir
  11. oi prof muito legal o video e a esperiencia com as pilhas..........
    Felipe Estrela
    Nº 19
    3ºA

    ResponderExcluir
  12. Professora, quero meus pontos positivos!!!! rsrsrs, Saudades desse tempo... Espero que a galera desse ano esteja tão interessada quanto a galera do ano passado...

    Não esquece de marcar meu nome:
    Lília de Souza, 1º ano - Turma B - Agronomia...
    Beijos, saudades!!!

    ResponderExcluir
  13. muito muito legal profiiis ! Deixa ainda mais claro que devemos tomar muito cuidado com a eletricidade e evitar acidentes.

    Karen Cristina 17 3ºC

    ResponderExcluir
  14. Uma coisa é veridica, não vivemos sem energia eletrica, cuja as quais utilizamos diariamente para quase tudo portanto economizarmos ela ê muito importante para q nao haja a falta da mesma e conseguimos fazer isso com atos simples como nao deixarmos ligados a energia aparelhos desnecessarios. Bianca gomes 7 3b

    ResponderExcluir
  15. Eu queria ver esta pessoas que nao vivem sem celulares e etcs;
    como ela viveria ou iria morre?
    Felipe Estrela
    Nº 19
    3ºA

    ResponderExcluir
  16. Professora Muito Muito bom seu blog que continue assim ;)

    Rita N°32
    3°B

    ResponderExcluir
  17. A energia na nossa vida é essencial para tudo que fazemos,otimas explicações você tem dado,estou adorando física esse ano rrs.Jessica nº20 3ºB

    ResponderExcluir
  18. A energia não é algo infinito o qual podemos usar e abusar! Por isso é importante que a usemos de forma racional e consciente para que nunca falte!

    Thamires Santos n 32 3°C

    ResponderExcluir
  19. A energia é algo de extrema necessidade para o mundo. Sem ela n seira capaz realizar muitas atividades rotineiras em nossas vidas. Porém, o homem precisa utilizá-la com consciência e economizar o máximo que puder. Se ela n for bem utilizada, seu bolso irá sofrer grandes gastos. Então, sempre procure seguir dicas, como utilizar lâmpadas mais econômicas, não deixar elas acessas fora de consumo, comprar aparelhos com o selo PROCEL de consumo reduzido, utilizar cores claras na pintura, pois reflete melhor a luz dentre outras... São coisas básicas que ajudam bastante no fim do mês.

    ResponderExcluir
  20. Para evitar o consumo excessivo de energia, temos que utilizar aparelhos com selos que garantem a redução de energia. E claro, a nossa consciência de não deixar aparelhos ligados sem estramos utilizando, deixar luzes apagadas durante o dia e entre outras coisas.
    Abraços professora ;)

    ResponderExcluir
  21. A energia é extremamente importante em nossas vidas e por isso devemos economizá-la em todos os momentos que pudermos, juntando roupas para passar de uma vez, apagar as luzes assim que deixarmos o local, utilizar lâmpadas fluorescentes e ser breve nos banhos.
    Marina Benatti - Nº22 - 3ºC

    ResponderExcluir
  22. Para economizar energia não precisamos mudar muito nossas vidas para isso, basta mudar pequenas atitudes no nosso dia a dia que já ajuda muito. Como por exemplo não deixa a luz ou aparelhos eletrônicos ligados sem necessidade (quando não está sendo utilizado).
    Cintia Faria N° 08 3°B

    ResponderExcluir
  23. Oque eu achei desse bimestre foi nada. Pois não tive aula de física.
    Fabio Fabrini Nº:18 3ºA

    ResponderExcluir
  24. A economia de energia é basicamente ter consciência na hora da utilização dos aparelhos eletricos , nao abusando do tempo de uso e o funcionamento deles sem necessidade
    Tiago Passos 3ºC

    ResponderExcluir
  25. Aprendi muito sobre de onde vem a nossa energia... Mas não tivemos muitas aulas de física... Podemos economizar energia em casa de muitas formas... Para saber mais pesquise no Google.. brincadeira kkkkk

    Renan nº 31 3ºB

    ResponderExcluir
  26. Sem aulas de física esse bimestre.
    Bruna Tavares nº 41 3ºano A

    ResponderExcluir
  27. A energia elétrica é essencial na nossa vida, não conseguimos viver sem ela. É por isso que eu admiro tanto as pessoas dos séculos passados que não tinham ideia da energia. A energia nos trás muito benefícios, por isso devemos economizar ela com pequenos atos no dia a dia.
    Bianca Bispo, nº 06 3ºB =)

    ResponderExcluir
  28. Infelizmente não teve mas aulas e as que teve o povo não foi :-\
    Wagner n 38 3a

    ResponderExcluir
  29. A energia é algo mto importante na nossa vida mas precisamos usar com bom senso,economizando das seguintes formas: apagar as luzes dos ambientes que nao tenha ngm , nao demorar mto tempo no banho,desligar sempre o monitor e o computador qdo nao estiver em uso ..essas sao minimas coisas que fazem tda a diferença para se ter uma grande economia !

    Nathalia Galvão Nº25 3ºC

    ResponderExcluir
  30. Para economizar a energia temos que usar de forma adequada , como aparelhos que usam pouca potencia e basicamente economizando no gasto pessoal quando a usamos.

    Michelle Pereira Nº 23 Serie: 3ºC

    ResponderExcluir
  31. Para economizar,eu evito de demorar quando estiver tomando banho,lavo a louça com a torneira desligada,e falo paraa minha familia economizar tambem junto comigo,ajudando na eletricidade tambem.
    Bj Ana Carolina 3ºC nº38

    ResponderExcluir
  32. Para economizar temos que usar a energia moderadamente, não tomar banhos demorados, usar lâmpadas mais econômicas, evitar usar equipamentos de alto consumo etc.
    Mariana Rúbia Nº21 3ºC

    ResponderExcluir
  33. Para economizar temos que tomar banhos menos demorados, regular o chuveiro com uma temperatura menor,acender as luzes somente quando for necessario, tirar equipamentos da tomada quando naõ utilizados, evitar ficar abrindo a geladeira toda hora...
    Thamires Alberto Nº31 3ºC

    ResponderExcluir
  34. Para economizar temos que sempre lavar a calçada com uma água já usava, assim não gastando água potável, limpa da mangueira. Tomar banhos rápidos, lavar a louça com a torneira desligada, lampadas mais econômicas, e etc..

    Guilherme Vieira, nº:12, 3ºC

    ResponderExcluir
  35. De fato, se os bósons de Higgs realmente existirem, muitas teorias sobre o Big Bang e do próprio homem, irão por água à baixo... A crítica à religiosidade tem início a partir do momento em que estabelece dúvidas quanto a origem do Universo, desvirtuando teorias relacionadas a Deus e suas criações. Acredito que essa etapa da Física tem relação negativa com a religião por colocar essas dúvidas em pauta. A descoberta da chamada "partícula divina" pode ser um marco de confronto entre ambas as ordens (mais uma).

    Bruna Tavares, Nº41 - 3º ano A

    ResponderExcluir
  36. Deus deu início a vida de todos os seres, da mesma forma que Bóson de Higgs dá massa à todas as outras partículas.

    Marina Benatti, Nº 22, 3ºC

    ResponderExcluir
  37. Deus tem haver a partir do momento em que ligamos a ciência com a religião. Pela parte religiosa, Deus criou tudo e á todos, ou seja, ele foi o início para o começo da humanidade. Outra curiosidade de possível interação é de que Bóson de Higgs nao pode ser observada, assim como a bíblia diz que nunca ninguém viu e verá Deus. Fora essa comparação, Bóson de Higgs foi descoberta, e com ela veio também o fim de muitos problemas, assim como Deus, que é clamado por muitos quando há dificuldades.

    ResponderExcluir
  38. Eu aprendi que o Boston de Higgs é considerado uma das partículas difícil de encontrar, por que tem pouca duração de vida.
    Com base nessas informações percebi também que Leon Lederman sugeriu que o nome fosse Partículas do Diabo, mais ainda bem que o editor mudou o nome, pois existiriam muitas criticas se fosse com esse nome...
    Alecsandra da Silva Sales, nº01 , 3ºB

    ResponderExcluir
  39. Ops: Bosón
    Alecsandra,nº01,3B

    ResponderExcluir
  40. Não sei se existe essa partícula de Bóson de Higgs mas é uma boa teoria do surgimento da massa das outras partículas
    Esse nome partícula de Deus é coerente, pois Deus criou tudo e se essa cria todas as massas das partícula poderia ser de Deus.

    Cintia Faria nº08 3B

    ResponderExcluir
  41. Pelo que eu entendi, Bóson de Higgs é quem, de certa forma, da ''vida'' (massa) as partículas. Já Deus, na teoria religiosa, é quem deu vida a tudo e a todos.
    Caroline Ferreira N°06 3°C

    ResponderExcluir
  42. Afinal eles querem descobrir o começo ou o fim?
    Luan N. Ferreira N°19 3ªC

    ResponderExcluir
  43. É um bom tema a ser discutido em sala de aula , bem interessante .

    Ana Carolina Gomes N:04 3:B

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só isso, Carol?
      Tenho certeza que vc tem uma opinião formada sobre o assunto. E, se não tiver, por certo os vídeos irão ajudá-la.

      Excluir
  44. A Teoria de Bóson de Higgs é que dela foi formada a massa para outras partículas, assim ela criou tudo...conhecida como partícula de Deus, pois na Religião Foi Deus que criou tudo...

    Renan Vieira nº31 3B

    ResponderExcluir
  45. Pelo que eu entendi Bóson de Higgs é o que dá massa as partículas, quando elas passam pelo "Campo de Higgs" que é invisível, acabam ganhando massa e quanto mais interagem mais pesadas ficam. Eu achei coerente o nome de Partículas de Deus, pois assim como na vida religiosa foi Deus que deu vida a todos, e na física ele que deu vida a massa.
    Bianca Cruz nº09 3A

    ResponderExcluir
  46. Bóson de Higgs é o que dá massa as partículas, quando elas passam pelo "Campo de Higgs" que é invisível, acabam ganhando massa e quanto mais interagem mais pesadas ficam.Conhecida como partícula de Deus, pois Deus criou Tudo!

    Thaynara Alves, Nº 34 3 °C

    ResponderExcluir
  47. O bóson de Higgs seria uma partícula que deu a origem de tudo, por isso é conhecida com 'a partícula de Deus' pois segundo a Teoria Criacionista, Deus é o criador do Universo, e os cientistas ao longo dos anos pesquisam a cada dia novas teorias para rebater a esta.

    Daiane, 07, 3C

    ResponderExcluir
  48. É diferente, vem com a gente
    Quero ver geral pirar
    Nessa dança muito louca eu não quero ninguém parado
    E jogue os seus braços pra trás
    Balance o seu pescoço
    No swingue da batida, como um morto muito louco
    Para para para para pa pa pa pa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora eu fiquei em dúvida: minhas aulas é que são diferentes ou eu que sou uma morta muito louca? :/

      Excluir
  49. Muitas pessoas acreditam que Deus deu inicio a tudo, criou tudo e o bóson de Higgs que deu massa a matéria expelida pelo big bang que foi o que deu origem ao nosso planeta. Por isso falam que é a partícula de Deus, pois foi ela que deu início a tudo.
    Bianca Bispo nº6 3ºB

    ResponderExcluir
  50. A partícula de Deus, faz referência às crenças de pessoas que acreditam que tudo foi criado por Deus e não por uma explosão.

    ResponderExcluir
  51. A sucinta comparação entre Bóson de Higgs e Deus é que se dá pelo fato de: Bóson foi uma partícula na qual se deu o estopim para a ocorrência do Big Bang originando tudo o que há em todas as galáxias, sendo assim relacionado à Deus, que na versão religiosa foi o criador de todo o Universo.
    Guilherme Vieira, 12, 3C

    ResponderExcluir
  52. Bóson de Higgs teria sido uma espécie de Deus pelo simples fato de: Essa partícula criou tudo, e quando se fala na criação de tudo, tomando muito por base nas nossas crenças religiosas, associamos isso à Deus, relatando e transmitindo assim a menção de que ele criou o Universo.
    Tiago Passos, 35, 3C
    Ju te amokkk

    ResponderExcluir
  53. Na Teria de Bóson de Higgs diz-se que é dela que foi formada a massa para todas as outras particulas que são invisiveis e que deu a origem de tudo e, é isso que os cientistas tentam comprovar, que Deus não existe, mas até agora eles não conseguiram isso pois Deus é Onipresente, Onisciente e, Onipotente e diante das religiões e da natureza da vida diante de tudo se vê que Deus criou absolutamente tudo!
    Joicy S. Oliveira N°44 Série:3°A

    ResponderExcluir
  54. Para a ciencia Deus nao existe e na Teoria de Bóson de Higgs foi formada a massa para as outras particulas que sao invisiveis mostrando assim que foi ele que deu a origem de tudo e os cientistas vem cada dia mais querendo comprovar essa tese,mas atraves da nossa fé e religião sabemos que foi Deus o criador do Universo.
    Nathalia Galvão,Nº25,3ºC

    ResponderExcluir
  55. Pelo o que eu pude entender, a partícula Bóson de Higgs tem como função fornecer massas para as outras partículas, sendo assim capaz de explicar porque um elétron é mais leve do que um próton. Leon Lederman associa Bóson de Higgs como a partícula de Deus , devido ao motivo da grande dificuldade de encontra-las e analisa-las, por causa da sua vida curta.
    Bruna Almeida N°05 3°C

    ResponderExcluir
  56. A partícula Bóson de Higgs seria a criadora de tudo, uma "espécie de Deus",sendo responsável por fornecer massa para as demais partículas, dando origem ao planeta.
    Michelle Pereira 3°C

    ResponderExcluir
  57. Deus deu início a vida de todos os seres, da mesma forma que Bóson de Higgs tem como função fornecer massa à todas as outras partículas, dando origem ao planeta.
    Iara Santos 3ºA

    ResponderExcluir
  58. A física nuclear é relativa quando se trata de sua existência. Eu não acho que ela seja mal em relação ao seu uso em países europeus em que a utilização de energias alternativas não é possível devido ao clima. No Brasil, em especial, não é necessária. O país possui muitas fontes de energia, na qual vem sendo utilizada e suprindo as necessidades da população. Além desta fonte ser cara para a implantação, é altamente perigosa á população que mora ao redor dos reatores, pois caso aconteça algum vazamento de gás ou substância tóxica, a população pode vir a desenvolver câncer, tumores e leucemia, nos casos mais extremos.
    Além disso, as pessoas que trabalham com essa energia não estão preparados, pois além de jogarem dejetos em lugares desapropriados que demoram anos e anos para ter sua toxidade diminuída pela metade, nenhuma informação é passada ás pessoas, que mal sabem seus perigos e o que fazer caso venha a se contaminar. Falta informação, capacitação e um pouco de juízo para esses reatores no caso do Brasil, pois com tantas energias naturais e alternativas, por quê querer gastar mais com isso do que com a saúde e o bem estar de seus próprios habitantes?

    ResponderExcluir
  59. Todas as formas de energia possuem seus malefícios, porém os males que a energia nuclear podem causar são muito graves. Caso haja algum vazamento ou qualquer outro erro humano as substâncias que são liberadas, são extremamente tóxicas para nós.
    Então não acho que esta seja a melhor forma de energia para utilizarmos, a não ser que não haja outra opção como em países europeus.

    Marina Benatti, Nº 22, 3ºC

    ResponderExcluir
  60. Física e energia tudo a ver né!Energia sem ela não vivemos mas ela pode nós matar estranho pensar assim!
    A energia nuclear pode ser descartada do brasil sem nem um problema:Primeiro pra criar uma usnina nuclear depois de desmatar uma enorme parde da mata;segundo os produtos que usam e sobra não da pra ser reciclado e ele demora anos pra se decompor,fora que ele mal administrado pode quasar doenças e levar até a morte,ela também é muito cara.No brasil podemos utilizar de vários outros meios,tem a energia Hidrelétrica que é bastante utilizada,tem a eólica que por brasil não seria difícil de adapta-la pois estamos em um pais tropical onde tem muitos ventos e espaço pra adaptar os cataventos,não e inassinável e é bem melhor que a nuclear . Barbara nº06 3ºA

    ResponderExcluir
  61. Professora, achei super interessante esse novo assunto sobre usinas nucleares..só agora eu entendi que a energia nuclear não é legal, que pode causar câncer e intoxicações que podem levar até a morte de todos os infectados. O Brasil não precisa de uma usina nuclear, ele tem porte para usinas de energia renovável bem melhores e eficazes, fora que o custo gasto é bem menor do que em uma usina nuclear.

    Amanda Martins, nº03 - 3ºB

    ResponderExcluir
  62. Física nuclear: retrocesso ou não,,, é relativo. Há avanços na ciência que podem ser extremamente benéficos para a natureza em geral, não só com o ser humano. Por exemplo: o uso da radioatividade como forma de descobrimento de doenças ou fraturas é importante para um possível tratamento para a mesma, porém pessoas que estão em contato com a radioatividade tem uma grande probabilidade de adquirirem, ao logo do tempo, doenças como câncer de fígado. Sem contar que acidentes nucleares podem acontecer a qualquer momento e cá entre nós, sabemos a dimensão dessa catástrofe que muitas vezes o culpado é o mesmo: humanos. Outro ponto em questão é o uso da energia nuclear que está evoluindo a todo momento... No Brasil temos duas: Angra I e Angra II. Ok, pode até estabelecer um índice bom em termos de quantidade e alcance dessa energia, mas poderia ser para o país todo não? Benefícios deveriam ser para todos. Por isso apoio a implantação de usinas eólicas. Com sua energia retornável pode ganhar espaço em mais lugares brasileiros que tem capacidade sim de ter uma fonte dessa. Enfim, escrevendo isso pude perceber que estou do lado que diz ser retrocesso e que não apoia o uso extremo de radioatividade.
    Bruna Tavares, Nº41 3ºANO A

    ResponderExcluir
  63. Física nuclear: Como tudo que existe possui seus malefícios e benefícios. Acredito que esteja mais voltado a retrocesso do que avanço, pois a energia nuclear causa mais malefícios do que benefícios, além de doenças causadas á nós como o câncer de pele, doenças genéticas e tudo mais a energia nuclear produz lixo radioativo que ocupa uma grande área onde corre o risco de vazar a radioatividade prejudicando o solo e contaminando pessoas q estejam próximas ao local. O Brasil possui outros meios de produção de energia mais seguro, não depende somente da energia nuclear.
    Thamires A. Nº 31 3º C

    ResponderExcluir
  64. na minha opinião as usinas nucleares não deveriam existir aqui no Brasil, pois não precisamos dela por que temos outros meios de conseguir energia, mas o uso da radioatividade na medicina eu apoio até o ponto de não causar nenhum maleficio as pessoas.
    Wagner Lucas. n° 37 3°A

    ResponderExcluir
  65. Física nuclear: é algo meio difícil de dizer se é bom ou ruim, mais acredito que seja boa mais dependendo das condições e para que fins sera usada, por exemplo no caso da medicina que traz grande auxilio em diagnósticos e tratamentos de doenças.

    Tiago Passos 3ºC

    ResponderExcluir
  66. Física Nuclear: Não acho que deveria existir usinas nucleares no Brasil, pois aqui já possui muitas outras fontes de energia, e bem mais seguras. Creio que além disso ser somente um gasto á mais, também é um perigo para toda população, caso houver algum vazamento de gás, é perigoso pessoas que morem perto vir a desenvolver doenças, como o câncer. No meu ponto de vista, acho isso mais um retrocesso do que um avanço, porque além de não trazer tanto benefício a sociedade, é possível pessoas pegarem doenças altamente perigosas.
    Bianca Cruz nº 09 3ºA

    ResponderExcluir
  67. Física Nuclear: é um retrocesso, pois, existem outros meios que podemos estar fazendo uso das fontes de energia sem prejudicar tanto a população caso haja algum acidente nuclear. No caso da Medicina também, á outras formas de cura e no diagnostico de doenças, nesse caso através de Terapia Holística que propõe um novo paradigma de saúde, utilizando métodos naturais e na maioria das vezes pouco invasivos, entre elas as técnicas mais conhecidas de abordagem holística são a acupuntura, o reiki,shiatsu e a fitoterapia.
    Nathalia Galvão Nº25 3ºC

    ResponderExcluir
  68. Física Nuclear:
    Não sei se é do conhecimento de todos, mas aqui no brasil temos duas usinas nucleares, elas se chamam Angra 1 e Angra 2, elas são usinas (Eletro nuclear)
    usinas nucleares são realmente perigosas, pois alem de poder ocorrer problemas técnicos em algum painel ou algo do tipo, tem o problema de ocorrer um defeito decorrido de erro humano, o que seria a principal causa se ocorresse algum incidente na Angra 1, pois as usinas em Angra dos Reis são robustas. Mas particularmente, acho perigoso, pois, caso ocorra um incidente seja por defeitos elétricos, seja por erro humano, os problemas decorrentes de tais, são incontáveis, prova de tal destruição temos O acidente nuclear de Chernobil que ocorreu dia 26 de abril de 1986, na Usina Nuclear de Chernobil na Ucrânia.
    Leticia Lima nº 28 3 ª A

    ResponderExcluir
  69. No meu ponto de vista as usinas nucleares, só deveriam existir nos países que não tem recursos para utilizar outros meios de energia por ter pouco espaço.
    A partir dos acidentes que já aconteceu, o homem deve sempre prestar atenção no erro que já se foi para que não venha acontecer outro acidente com a mesma falha.
    Alecsandra ,n°01,3°B

    ResponderExcluir
  70. Para mim o Brasil não necessita usinas nucleares, porque tem varias fontes renovável.
    Mais outros pais com Japão precisa porque não tem espaço suficiente para fontes renovável.
    Felipe Estrela n° 19 3°A

    ResponderExcluir
  71. eu sou contra o uso de usina nucleares em lugares que não precisam desse tipo de energia , usina nucleares deveriam ser só funcionar nos países que seria a unica opção de fonte de energia , pois causa muito dano ao lugar que ela está funcionando , pode ter vazamentos e muitos erros humanos que causa acidentes enormes , onde muitas pessoas morrem .
    E pra mim o acidentes mais me marco foi os que aconteceu nos Estados Unidos , pois um foi erro humano , e outra era uma usina segreda e ouve vazamento.
    Thainá de Camargo N33 serie 3:B proooooooooof voce é linda

    ResponderExcluir
  72. Oooie Prof ...
    Entao eu sou contra as usinas nucleares aqui no Brasil pois temos varias fontes renováveis, mais jah em outros pais como tem nao fontes renováveis tem que sim utilizar as usinas nucleares.
    A partir dos acidentes que já aconteceu, o homem deve sempre prestar atenção no erro que já se foi para que não venha acontecer outro acidente com a mesma falha.
    Thais Olindina Pereira N°35 3°B

    ResponderExcluir
  73. Pra que usar energia nuclear quando temos várias fontes renováveis ? .. energia nuclear causa várias doencas crônicas e prejudicam a saude humana. Sou contra à esse tipo de energia. Ainda mais quando vi os acidentes que a mesma causa.

    Matheus granato 3●B .. pensa com carinho na nota professora linda ♡♡♡♡

    ResponderExcluir
  74. - Eu sou contra energia nuclear porque faz mal a saúde. No meu ponto de vista isso nao deveria existir no brasil ja que ele possui outras energias ...

    Miria custodio N 27 3B

    ResponderExcluir
  75. Eu sou a favor do estudo da radiotividade pois tem muita utilidade para o ser humano em varios aspectos desde a criacao de energia a cura do cancer .

    Ester leticia N13 3B

    ResponderExcluir
  76. Eu sou contra pq a enrgia nuclear faz mal as pessoas e ao meio ambiente.


    Ester custodio

    ResponderExcluir
  77. Já comentei mas vou comentar de novo u.u
    Eu concordo com os estudos da energia nuclear e com a construção delas também, DESDE que eles tenham certeza de que nada conseguirá causar uma explosão e que coloquem pessoas competentes o suficiente para não causar uma explosão "propositalmente" e colocar a culpa em nós que aceitamos a construção da usina.

    Amanda Martins, nº 03 - 3ºB

    ResponderExcluir
  78. Concordo com os estudos, sempre é bom estudar e descobrir. Mas sou contra a construção de novas usinas, pois com um simples acidente ou erro humano, pode haver uma explosão e radiação e blablabla. *-*
    Victor S. Ribeiro - nº36 3ºB

    ResponderExcluir
  79. sobre a energia nuclear sou a favor do estudo sobre ela , porem sou contra a construção de usinas, Como foi dito em sala se no caso de acontecer um acidente nuclear em angra nos que moramos em São Paulo teríamos apenas 2 horas para evacuar o perímetro porem não temos por onde sair pois temos só uma rota de fuga, uma via então provavelmente morreríamos ou sofreríamos com muitas doenças e não vale a pena já que só fornece 2% da energia do Brasil !

    Rita Martins N°32 3°B

    ResponderExcluir
  80. Acidentes acontecem, e sempre vão acontecer, é claro que em pequena escala, mais uma coisa não pode justificar outra, o brasil e uma boa parte do mundo precisam dessa energia nuclear. Em caso de o Brasil desistir dessa energia , é preciso considerar quais seriam as fontes energéticas substitutas. Uma opção sempre lembrada está nas fontes alternativas (eólica, solar, etc.).

    Igor Gomes Nº 17 3º B

    ResponderExcluir
  81. Sou a favor da energia nuclear sobre as descobertas e estudos. , mas por um lado sou contra as usinas, mesmo com todos os sistemas de segurança, há sempre o risco do reator vazar ou explodir. Jéssica Crize 3ºB

    ResponderExcluir
  82. Não acompanhei algumas aulas por causa de algumas faltas hehe. Mais o pouco que eu vi.. percebi que a matéria era muito importante e me chamo muita atenção. Graças aos debates em salas de aulas, aprendi muitas coisas sobre a energia nuclear, suas descobertas, estudos e as usinas. Fabio Fabrini 3ºA

    ResponderExcluir
  83. Oi, prof.!
    Bom, eu não concordo com o uso de energia nuclear no Brasil, pois existem várias outras formas de se obter energia. Tais formas estas, renováveis e, principalmente, muito mais seguras. Isso tudo, considerando o fato de que a radioatividade liberada pelos lixos nos solos contamina a população, causando, muitas vezes, câncer e doenças genéticas.
    Li em um site que, por conta dos acidentes nucleares, para se ter uma maior confiabilidade e segurança (tanto em quem trabalha nas usinas, como na mecânica) está sendo gasto cada vez mais dinheiro. Na usina angra III, em Angra dos Reis, por exemplo, até o final de 2010 já tinham sido gastos mais de 10,4 bilhões, isso sem contar vários outros gastos que chagam a ser absurdamente altos. Ou seja, se algo tão perigoso está nos custando tão caro, por que não utilizarmos uma energia mais limpa, mais barata e mais segura?
    Giovanna Evellyn, N°20 - 3°A.

    ResponderExcluir
  84. Não sou a favor o uso das energias nucleares, pois no Brasil é muito bem mais rentável investir em energias eólicas e usinas hidrelétricas que produzem 95% de energia no Brasil. Já as usinas nucleares do Brasil(Angra I e Angra II) não conseguiam nem produzir 4% juntas ativas e ainda tendo maiores riscos colossais para o meio ambiente e para o ser humano se caso houvesse algum erro nas usinas nucleares, sem falar que os custos para manter ambas usinas eram bem mais caras.
    Jonathan William Alves Vital, Nº: 39 3º A

    ResponderExcluir
  85. Eu não sou a favor da energia nuclear no Brasil, pois além de ser muito cara essa forma de se obter energia, é prejudicial ao ambiente aquático.
    Não podemos correr o risco de um possível acidente nuclear só porque é exigida uma pequena área para construção da usina. devemos continuar obtendo energia através das hidrelétricas, que é o meio mais seguro, e não radioativo.
    Bruno Ferreira, 3ºA nº11

    ResponderExcluir
  86. Física Nuclear: Concordo em partes. Eu penso que as usinas nucleares deveriam ser usadas só em países que não tem outra opção de energia, que não tenha outros meios de gerar uma energia que obtenha o mesmo sucesso do que o uso de uma energia nuclear. Porque pensando num bem geral da sociedade, as usinas nucleares também tem os seus malefícios. Não só no custo alto, mas também na saúde da população, e o risco de doenças que ela acarreta.
    Soraya Nascimento, nº 30, 3ºC.. beijos profª s2

    ResponderExcluir
  87. Eu concordo com o estudo da energia nuclear... mas não sobre o uso dela, principalmente aqui no brasil, os riscos não valem o tão pouco uso dela....
    O dinheiro que é investido em uma usina é muito e com ele daria pra construir algumas hidroelétricas.
    Renan 31 3B

    ResponderExcluir
  88. Bom, como já dito em sala de aula, sou a favor do estudo da Energia Nuclear para que não haja catástrofes inesperadas, porém sou contra o uso da mesma, pois acredito que o Brasil pode utilizar energias literalmente limpas... O lixos atômicos liberados por ela, nos prejudica, e a mesma é capaz de produzir armar nucleares, isso é extremamente ruim!
    Bianca Gomes.. 3ºB .... Nº07 ....

    ResponderExcluir
  89. Acho desnecessário o uso de uma energia que só irá trazer prejuízo, porque se há outras fontes, continue com as outras fontes, só concordaria com o uso caso fosse extremamente necessário, sem ter outros meios de onde retirar energia.
    Alef n 02 série 3B

    ResponderExcluir
  90. Bom, em relação ao assunto abordado durante o 4°Bimestre, achei muito interessante, uma vez que, a energia nuclear apresenta suas vantagens , mais por outro lado tem desvantagens.Em minha concepção, devemos sim explora-lá em relação aos seus benefícios, e em relação as desvantagem deve-se criar meios para diminui-lá ignificadamente cada vez mais;E SEMPRE visando a saúde da população, embora fatores como a economia é considerada as vezes mais importante...
    PAULO HENRIQUE B. DO NASCIMENTO, Nº33- 3ªA

    ResponderExcluir
  91. Sobre o assunto discutido no 4º bimestre, tenho por mim que a energia nuclear é uma ótima opção, pois a quantidade de energia fornecida por ela é bem maior que as outras fontes e também tem pontos positivos na medicina, ela deve sim ser explorada desde que reavaliem o modo de descartar o lixo atômico de um modo que seja seguro.

    Midiã Izidoro 3ºA nº 38

    ResponderExcluir